História

Resumo histórico do DEMADVARDO

O Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce foi fundado no ano de 1968, pelos pastores José Vieira de Souza (in memoriam) da Assembleia de Deus de Aimorés-MG, Leonel Muniz Filho (in memoriam) da Assembleia de Deus de Resplendor-MG, Marcolino Soares (in memoriam) da Assembleia de Deus de Galileia-MG, Delurdes Francisco Guimarães (in memoriam) da Assembleia de Deus de Mendes Pimentel-MG, Custódio Roque Duarte da Assembleia de Deus de Mantena-MG, José Luiz de Souza (in memoriam), José Januário de Oliveira (in memoriam) da Assembleia de Deus de Conselheiro Pena-MG, Teodorico Belizário da Silva (in memoriam) entre outros, recebemos inicialmente o nome de Caixa de Missões em o intuito de levar a mensagem da salvação, tanto no Brasil como no exterior. O primeiro Presidente foi o Pr. José Vieira de Souza (in memoriam), que acalentava o sonho de ver missionários do Vale do Rio Doce trabalhando para Jesus em terras longínquas.

logo-ate-os-confins

Após algum tempo de oração, surge o primeiro missionário transcultural, o Ev. Jobs Alves Sales (in memoriam) com uma chamada específica para o Equador. Sendo posteriormente enviado ao referido País. O Missionário Jobs Sales ficou (3) três anos, retornando ao Brasil. Em aqui chegando, o Missionário Jobs Sales decidiu dar prioridades as coisas materiais, deixando de lado o chamado de Deus para Missões. O Senhor, em sua infinita misericórdia usou alguém em mensagem profética advertindo ao missionário que se ele não obedecesse seria recolhido pelo dono da obra; o que veio a se cumprir mais tarde, quando o Missionário Jobs Sales, morando em Rondônia foi atingido pelo coice de um animal, vindo a falecer. Todavia, a chama não se apagou nos corações dos pastores e fundadores, em oração ficaram e buscaram direção do Espírito Santo. Surge então outro missionário com chamada específica, sendo este o Pr. Adaías D`avila, que foi enviado com sua família para a cidade de Antofagasta no Chile, onde fundou uma Igreja.

Em 1981, o referido missionário foi substituído pelo Ev. Neris Ribeiro da Rocha que trabalhou até meados de 1983. Em setembro do mesmo ano o trabalho foi entregue aos Gideões Missionários da Ultima Hora, de Camburiú – SC.

No dia 19 de Outubro de 1988 em uma AGO realizada na Assembleia de Deus de Resplendor-MG o Pr. Ezequias Soares propôs que a Caixa de Missões viesse a se chamar Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce (DEMADVARD) o que foi provado pelo plenário.

No ano de 1990 o Pr. Adaías D`avila foi reenviado ao campo Missionário na cidade de San Nicolás – Argentina, onde fixou residência e fundou uma Igreja.

No ano de 1997, este Departamento enviou para Ucrânia, o Pr. Télcio Luíz Batista Gonçalves que fez uma excelente obra para o Senhor Jesus.

O DEMADVARD ao longo dos anos tem persistido no desejo de expandir o Reino de Deus. Pela Graça de Deus, foram fundados trabalhos no Paraguai, nas regiões de Capiatá, Caaguazu, Guayaki Kua, Minga Guazu, Roque Gonzalez de Santa Cruz, Calle 10 Tobatyry, Rincon, Quyquyhó, Simbron, Moquete. No Continente Africano nos países de Guiné Bissau e Moçambique; no País da Bolívia na cidade de Santa Cruz dela Sierra. Em terras nacionais no Sul de Minas nas cidades de São Sebastião da Vitória, Rio das Mortes, Madre de Deus e Piedade do Rio Grande e Vale do Jequitinhonha.

A administração do DEMADVARD tem sido feita por homens que estão comprometidos com causa Missionária desde sua fundação. O Pr. José Vieira de Souza, que foi o principal fundador dirigiu o órgão desde sua fundação ate a década de 90, abrindo as primeiras frentes de trabalhos e depois Pr. Silas Muniz de Paula, que assumiu o órgão com interesse de expandir o raio de atuação Missionária das Assembleias de Deus no Vale do Rio Doce e Outras.

A liderança do órgão passou rapidamente pelas mãos do saudoso Pr. Antônio Veiga da Silva que veio a falecer no exercício da função. Em seu lugar assumiu a direção o Pr. Manoel Gonçalves Neto, que assumiu o órgão em janeiro de 2003 e dando sequência ao desejo missionário das Assembleias de Deus no Vale do Rio do Doce e Outros, implantando um escritório Administrativo, numa nova dinâmica de trabalho, abrindo novas frentes missionárias, construindo Igrejas no campo Missionário, levando caravanas para conhecimento do campo, aproximando de todos os crentes e Igrejas do Vale do Rio Doce e Outros estabelecendo parcerias para todas as forças alcançar o maior raio de atuação, para a Glória de Deus.

No dia 13 de julho de 2005 foi aprovado em AGO na cidade de Resplendor-MG a reforma do estatuto do então DEMADVAD (Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce), para que se fizesse a alteração do nome do departamento de missões onde o mesmo passou o usar a nomenclatura de DEMADVARDO (Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros)

Nesse mesmo ano o Missionário Clésio Henrique dos Santos retornou do campo missionário da Argentina por motivos de dificuldades de permanência no país devido a questões burocráticas. Ainda em 2005 foi enviada ao campo missionário da Namíbia a Missionária Adriana Mozzer, porém, devido às dificuldades transculturais e idioma, a mesma permaneceu no país da África do Sul na cidade de Johanesburgo na casa do Pr. Ismael Fernandes de Jesus para que pudesse ali adquirir experiência de campo missionário e se preparar para evangelizar o país da Namíbia. Após quatro anos o DEMADVARDO decidiu remanejar a missionária a outro campo de trabalho, porém a mesma decidiu permanecer na África do Sul por sua própria conta, desligando-se voluntariamente da administração eclesiástica e financeira desta entidade missionária.

O atual Diretor Administrativo do DEMADVARDO é o Pr. Delurdes de Oliveira Guimarães Dutra que está neste cargo desde 2011 que ao assumir priorizou a continuidade dos projetos do diretor anterior fazendo do diálogo seu principal aliado em sua dinâmica de trabalho.